How to understand Brazilian contemporary design

How to get rid of water spots and heat stains on your wood furniture - Raiz Project
How to get rid of water spots and heat stains on your wood furniture
November 30, 2019
plataforma4-banner
What skills do you need to be a furniture designer?
December 15, 2019

A produção especializada de móveis modernos no Brasil se espalhou pelos anos 50, com a consolidação da arquitetura moderna, em um processo que culminaria na construção de Brasília. A diferenciação do trabalho de design entre o gerente de design da indústria e o artesão com uma tradição antiga fica evidente. Essa mudança de paradigma na produção tem sido tão contrastante que até hoje é controverso considerar um artesão um tipo de designer.

O design ganhou muito mais espaço nos países da América Latina nos anos 90 e 2000. Também influenciado pela Internet e pela evolução da tecnologia, hoje ou o valor estético está presente em todos os objetos, inclusive dispositivos e aparelhos eletrônicos, que combinam os recursos com aspecto visual. A reprodução em massa de peças assinadas por artistas se tornou um recurso do design brasileiro de móveis de hoje.

O mobiliário brasileiro simples, mas eficiente

Uma parte fundamental das características do design moderno de móveis brasileiros é sua simplicidade e design eficiente. Portanto, desde suas primeiras características, acredita-se que eles consideram seu impacto ambiental e perdem a longo prazo, evitando sua obsolescência rápida.

O mobiliário brasileiro utiliza a madeira como principal matéria prima para a realização de sua linguagem, tanto no nível funcional, técnico e construtivo, quanto no formal e simbólico. Aparentemente, essa condição deriva da diversidade de espécies existentes no seu território e presença marcante de madeira no Brasil, relacionando seu patrimônio colonial. Essa situação nos leva a entender isso como uma tradição, criar mão de obra e produção artesanal, envolver os objetos de uso diário, móveis e residência própria.

O desenvolvimento desse fato pode ser registrado em uma cultura brasileira de design de móveis, que se constitui durante muito tempo de ação e reconhecimento de movimento brasileiro moderno, em arquitetura e urbanismo e em móveis.

A variedade e preocupação ambiental do mobiliário brasileiro

O estilo moderno também é um retorno ao básico e, portanto, valoriza o uso de materiais cotidianos ou naturais, impede componentes excessivamente elaborados. As estrelas brilhantes são madeira tradicional, vidro, couro, cimento, fibras naturais, fabricadas não tratadas e, principalmente, metais, amplamente utilizadas na decoração modernista, de móveis lustrosos. O uso de materiais recebidos, como mangueiras de água, nascentes e até animais empalhados, também é explorado na composição criativa de muitas peças de móveis brasileiros.
Após longos anos, o setor voltou seus olhos para designers brasileiros independentes e ajudou a divulgar que tipo de arte deve andar de mãos dadas com a conscientização ambiental.O trabalho autoral combinado com o conhecimento de comunidades e artesãos que dominam técnicas antigas é uma ótima maneira de criar peças contemporâneas que identificam o mobiliário brasileiro como um dos mais atraentes e inovadores do mundo hoje.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *